O Correndo Contra o Câncer é um projeto de pesquisa e extensão Universitária, realizado na cidade de Londrina-PR que não tem fins lucrativos, com o principal objetivo de promover a prática de exercícios físicos entre pessoas com câncer e sobreviventes através da corrida.
Quem pode participar?
Podem participar do Correndo Contra o Câncer pessoas com câncer e sobreviventes (pessoas que tiveram qualquer tipo de câncer, em qualquer fase da vida e já passaram pelo tratamento oncológico) maiores de 18 anos.
Quanto custa participar do projeto?
A participação é gratuita.
Por que praticar corrida?
A corrida de rua é a atividade física mais praticada em todo o mundo. A corrida é uma modalidade inclusiva, pois é de prática fácil e relativamente barata. A prática de exercícios físicos, como a corrida, ajuda a amenizar diversas complicações associadas ao câncer e ao seu tratamento, como fadiga, dor, distúrbios do sono, perda de força e massa muscular, linfedemas, além de reduzir a recorrência de tumores e aumentar a sobrevida de pessoas com câncer e sobreviventes.
A corrida é a única atividade física proposta pelo projeto?
Não, o programa também oferece exercícios de fortalecimento muscular, que ajudam a prevenir lesões e fortalecer o corpo. O programa de exercícios é construído e supervisionado por profissionais de educação física.
Como o programa funciona?
Após realizar o cadastro, os interessados serão contatados para agendamento de uma entrevista e avaliação física. Depois da liberação para prática de exercícios pelo médico do participante, este terá acesso ao grupo de treinamento supervisionado por profissionais especializados. Exercícios de corrida e de fortalecimento muscular serão oferecidos na Universidade Estadual de Londrina e em outras localidades a depender da demanda. O participante também terá acesso a informações importantes sobre segurança ao praticar atividades físicas, cuidados específicos e saúde em geral.
Local
O projeto ocorrerá na Universidade Estadual de Londrina e em outras localidades a depender da demanda, sempre na cidade de Londrina-PR.
Eu tenho ou tive câncer recentemente, praticar exercícios pode ser perigoso?
A prática de corrida e outros tipos de exercício físico durante e após o tratamento oncológico (como quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal) é segura. O Correndo Contra o Câncer conta com profissionais capacitados. Para saber mais sobre a segurança, mitos e verdades sobre a prática de atividade física para pessoas com câncer e sobreviventes, clique aqui
Eu nunca pratiquei corrida antes, ainda assim posso participar? Se eu não conseguir correr, posso caminhar?
Sim, o projeto é aberto a todos, mesmo aqueles que nunca praticaram corrida antes. O nível de prática e de conhecimento será considerado ao prescrever as atividades. Os que não conseguirem ou não se sentirem seguros para correr, poderão realizar caminhadas e outros exercícios.
Como participar?
O Correndo Contra o Câncer está aberto para cadastro de interessados. Preencha a ficha abaixo com suas informações e nós entraremos em contato.